20 de mar. de 2008

1º leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás

Nova Crixás – (GO) – Athos Magno e Margot Riemann (fotos), criadores de gir na Fazenda Piracanjuba, no município de Nova Crixás (GO), também vão vender no 1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás. O casal tem longa tradição como selecionadores de Gir Leiteiro. Athos, que é natural de Piracanjuba, por muitos anos manteve propriedade naquele município, há alguns anos transferiu seu rebanho para o município de Nova Crixás, na bacia do Rio Araguaia, tradicional reduto do Nelore. Eles são os primeiros giristas a ocupar uma região tida como própria para gado de corte.

Athos Magno é professor doutor da Universidade Católica de Goiás, já foi deputado estadual em Goiás por dois mandatos e atualmente, além da universidade, dedica-se, exclusivamente, à fazenda.

Margot Riemann também é professora doutora e pesquisadora da Universidade Católica de Goiás. Atualmente está pesquisando a cadeia produtiva do leite no município de Piracanjuba, além disso, em breve publicará um livro sobre produção de leite e rentabilidade do produtor.

Uruana (GO) – Dr. Emílio da Maia (foto), presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir é ex-pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, também venderá no leilão Gir Leiteiro. Segundo Caio Sandro, um dos organizadores do leilão, Emílio colocará para remate nada mais, nada menos que uma filha de Jampur Fan, filho de Jampur Gamad POI, o rupiinha, de Fábio André, “um dos touros padrão que mais transmite leite do Brasil”, garante Caio. Emílio da Maia de Castro, criador de Gir na Fazenda Fantasia, no município de Uruana, capital goiana da melancia, tem um touro no teste de progênie e faz sua seleção buscando animais leiteiros, inclusive já iniciou o controle leiteiro oficial da ABCZ em sua fazenda.

Nenhum comentário:

ENCONTRO DE CRIADORES DE GIR
Faça já a sua inscrição para o 3º Encontro de Criadores de Gir Click aqui!